Meditando sobre o texto...

"Escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra." [Elena Losada Soler]

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O resumo em Matencio

Okay. Aqui vai a referência bibliográfica do texto que citei ontem. Só pra efeito de organização:
Matencio, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. In: Revista SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2º sem. 2002.

A diferenciação que ela estabelece entre reescrita/revisão e retextualização é que esta pressupõe a produção de um novo texto - a partir de um objetivo diferente do proposto pelo texto-base, enquanto que a reescrita obedece necessariamente às proposições do texto-base e apenas apresenta uma nova versão deste.
Assim, quando a leitura sistematizada se junta à elaboração de um novo texto, isto é, uma retextualização, tem-se a produção do gênero resumo.
Na estruturação de um resumo, é preciso atentar para:

· Organização das proposições e macroestruturas (“sumarização que implica tanto o apagamento de proposições pela seleção das proposições mais relevantes, como a generalização de uma série de propriedades de um referente”).

· construção de uma nova formulação, através da qual se verifica a macroproposição central de um segmento de maior extensão.

· Agenciamento de vozes, com a finalidade de:

(i) articular as proposições e macroestruturas do texto-base e do resumo,
(ii) manifestar o ponto de vista do autor do texto-base e o do autor do resumo,
(iii) estabelecer a interlocução com o leitor do resumo.
No texto, a autora considera a grande dificuldade que a maioria dos alunos universitários apresenta na elaboração de resumos devido ao desconhecimento que têm em relação à estruturação e funcionamento desse gênero. Matencio considera o resumo uma importante ferramenta de iniciação no pensamento científico já que, para produzir tal discurso, o estudante precisará estabelecer variadas conexões, tais como:
1) Operações lingüísticas: organização da informação (informações dadas/novas).
2) Operações textuais: como se constrói o gênero (esquema global).
3) Operações discursivas: interlocução (sujeitos, papéis sociais...).

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Abertura do blog

Hoje, começo este diário. O propósito é refletir sobre pesquisa acadêmica na área de Linguagens, mais especificamente, Análise do Discurso. Faço estas anotações para conversar comigo mesma, em primeiro lugar, e para organizar meu pensamento acerca do trabalho de final de curso que preciso realizar agora. A interlocução com outros pesquisadores da área é muitíssimo bem-vinda. E entendo que é até necessária. Por essa razão, resolvi criar este espaço na internet.
Bom, para começar, ainda não sei como iniciar meu trabalho. Tenho algumas ideias florescendo, mas ainda nada muito palpável. Já defini que vou trabalhar com textos acadêmicos e suas formas de estruturação e argumentação. Penso que esse seja um bom tema, além de me interessar bastante.
Agora há pouco, eu lia um texto de Maria de Lourdes Matencio em que ela reflete sobre a produção de resumo. A autora considera o resumo um gênero acadêmico importante. No texto, ela faz uma distinção (que, para mim, não ficou muito clara) entre reescrita e retextualização.