Meditando sobre o texto...

"Escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra." [Elena Losada Soler]

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O resumo em Matencio

Okay. Aqui vai a referência bibliográfica do texto que citei ontem. Só pra efeito de organização:
Matencio, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. In: Revista SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2º sem. 2002.

A diferenciação que ela estabelece entre reescrita/revisão e retextualização é que esta pressupõe a produção de um novo texto - a partir de um objetivo diferente do proposto pelo texto-base, enquanto que a reescrita obedece necessariamente às proposições do texto-base e apenas apresenta uma nova versão deste.
Assim, quando a leitura sistematizada se junta à elaboração de um novo texto, isto é, uma retextualização, tem-se a produção do gênero resumo.
Na estruturação de um resumo, é preciso atentar para:

· Organização das proposições e macroestruturas (“sumarização que implica tanto o apagamento de proposições pela seleção das proposições mais relevantes, como a generalização de uma série de propriedades de um referente”).

· construção de uma nova formulação, através da qual se verifica a macroproposição central de um segmento de maior extensão.

· Agenciamento de vozes, com a finalidade de:

(i) articular as proposições e macroestruturas do texto-base e do resumo,
(ii) manifestar o ponto de vista do autor do texto-base e o do autor do resumo,
(iii) estabelecer a interlocução com o leitor do resumo.
No texto, a autora considera a grande dificuldade que a maioria dos alunos universitários apresenta na elaboração de resumos devido ao desconhecimento que têm em relação à estruturação e funcionamento desse gênero. Matencio considera o resumo uma importante ferramenta de iniciação no pensamento científico já que, para produzir tal discurso, o estudante precisará estabelecer variadas conexões, tais como:
1) Operações lingüísticas: organização da informação (informações dadas/novas).
2) Operações textuais: como se constrói o gênero (esquema global).
3) Operações discursivas: interlocução (sujeitos, papéis sociais...).

Sem comentários:

Enviar um comentário